sexta-feira, 23 de março de 2018

Estância Turística de Peruíbe. Um dia histórico.


No inicio da tarde de 22 de março, o Doutor Paulo Flavio de Macedo Gouveia defendeu, brilhantemente, sua tese de Doutorado, sob orientação do Prof. Dr. Paulo Sergio Cardoso da Silva, no IPEN, cujo tema foi "Avaliação Clínica em Pacientes Portadores de Osteoartrite, Tratados com a Lama Negra de Peruíbe, Caracterização Química, Radiológica e Estabelecimento de Protocolos de Boas Práticas para Obtenção e Uso deste Pelóide".

Este foi mais um recomeço na luta incansável do “Paulo da Lama Negra” para colocar a cidade de Peruíbe no mapa das cidades para tratamento de saúde.

Para se ter uma ideia do que isto representa na geração de emprego e renda, podemos citar, como exemplo da importância deste estudo, o empreendimento Thermas dos Laranjais da Estância Turística de Olímpia que aparece em 4º lugar em uma classificação de 20 empreendimentos mais visitados no mundo.

Segundo o levantamento, divulgado no fim de maio do ano passado, o Thermas dos Laranjais registrou 1.959.000 visitantes durante o último ano.

O relatório apontou ainda crescimento de 11,2% em comparação com a visitação de 2015, o que representa o maior índice entre os 10 parques mais visitados do ranking.

No final da tarde, a Câmara de Vereadores aprovou a Lei de autoria do Executivo, que “Institui, no âmbito do Município da Estância Balneária de Peruíbe, a Política Municipal de Praticas Integrativas e Complementares em Saúde – PMPICS – no Sistema Único de Saúde – SUS".


É uma grande notícia, pois podemos comprovar no DNPM que o estoque de Lama Negra é muito grande e que a jazida para lavra e mineração deste produto pode durar mais de 75 anos.  

Recentemente o Ministério da Saúde aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS, contemplando as áreas de homeopatia, plantas medicinais e fitoterapia, medicina tradicional chinesa/acupuntura, medicina antroposófica e termalismo social – crenoterapia, promovendo a institucionalização destas práticas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Assim, com a aprovação desta Lei, Peruíbe se integra aos Sistemas Oficiais de Saúde, para as Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC)

A noite foi apresentado o novo Plano Diretor de Turismo. Mas disto não falaremos, pois este Plano representa exatamente a Peruíbe velha e ultrapassada que nossos governantes tanto amam e que queremos mudar.

Um Plano ultrapassado copiado de um trabalho realizado em 1997, requentado em 2000 e, copiado pela terceira vez para apenas cumprir exigências legais. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário